domingo, 30 de outubro de 2011

Quarto dia! Light Painting e Mostra DIA!



No último dia da terceira edição da Semana da Animação, tivemos a aguardada oficina de light painting, ministrada pelo animador Clayton Bochecha. Foi um dos grandes momentos do evento. Diego Akel abriu a oficina, explicando um pouco do que ela trataria. Bochecha fez uma breve introdução, mostrando como começou seu interesse pela técnica e alguns de seus trabalhos. Deu ainda uma pequena aula sobre peculiaridades de câmera e luz para se obter os melhores efeitos.





As pessoas que o ouviam se interessavam a cada momento, e perguntavam sempre. Bochecha mostrou ainda alguns trabalhos franceses, que usam e literalmente abusam da técnica. O material impressionou todos os presentes na salinha do NUCA, inclusive os coordenadores da Semana. Percebemos que é possível se fazer de tudo com o light painting, uma técnica que ainda é pouco explorada, embora seja bastante simples de ser aplicada.


Ao final da oficina, foi a vez de por em prática os conceitos mostrados. Rapidamente, a disposição das cadeiras foi mudada, todos pegaram lanternas, apagaram-se as luzes e uma câmera foi posicionada. A turma que veio assistir à oficina pôde então executar a técnica propriamente dita. Agitaram as laternas no ar, criando situações, imaginando cenas, dando vida a personagens. Além da luz, era necessário também todo um trabalho com o corpo, para se incrementar o efeito que se pretendia criar, visto que todos também saiam nas fotos.






À noite, a mostra do Dia Internacional da Animação (DIA) agitou a Casa Amarela! Às 19:30, já havia um público substancial à espera dos filmes. Diego Akel, coordenador da Semana da Animação, mais uma vez voltou à frente. Antes de abrir a mostra do DIA, porém, o coordenador fez questão de chamar Clayton Bochecha, em ocasião da exibição do curta CUCA Stop Motion, feito por alunos de uma outra oficina ministrada por ele. Bochecha falou um pouco sobre o processo de criação do filme, que foi exibido logo em seguida, como parte da Mostra Cearense.






Em seguida, Akel falou algumas palavras sobre o significado do DIA, e de como todos ali estavam sendo privilegiados em assistir àqueles filmes. Akel lembrou ainda que ao final das mostras haveria um sorteio. A mostra internacional abriu com filmes incríveis, que misturavam as mais variadas técnicas. Em seguida, foi a vez da nacional,  que trouxe também ótimas produções, encantando e divertindo o público.


Sambatown: ágil, dinâmico e, de certa maneira, arrebatador. Misturando 2D e 3D, temos planos ousados, cores saturadas, e sobretudo, muita presença nas cenas.



Shaman's Quest: um dos curtas mais divertidos do dia. Arrancou boas risadas de todos. Bastante competente, a obra em 2D Flash esbanja simpatia e cativa por sua simplicidade e planejamento.



March: Poucos filmes usam o 3D digital sem parecerem bobos, este é um deles. Ritmo frenético e trilha sonora intensa, em um enredo que questiona a vida, de uma maneira bastante peculiar.



Desassossego: belíssimo stop-motion, sem dúvida um dos melhores filmes da noite. A rotina de trabalho de um açougueiro atormentado, que se vê vítima de sua incapacidade de mudar. A vida para ele parece não passar, e percebemos o quanto somos realmente responsáveis pela vida que levamos.



Bomtempo: incrivelmente irreverente e irônico! Embora curto, pareceu durar bem mais, ao puxar ótimas gargalhadas do público, que se identificou com o tema de imediato.



A Fábula da Corrupção: uma história aparentemente simples, mas muito bem contada e envolvente. O 2D digital criou uma cara que às vezes lembrava um livro ilustrado, dando um realista ar de fábula ao filme.



No Baque – Soatá: sem dúvida, um dos melhores filmes exibidos na III Semana da Animação. A variedade de material usado aqui impressiona, salta ao olhos, encanta, enbalada pela perfeita sincronia com a trilha sonora.

Nosso público, inclusive, marcou forte presença. Muitas das pessoas que nos prestigiaram nos dias anteriores, e os que participaram das oficinas e seminário estavam lá! Mesmo com as sessões iniciadas, o fluxo de entrada no cinema era grande.

Tínhamos ainda pipoqueiros à disposição, que deixou o último dia da Semana ainda mais animado!  A pipoca, gratuita, engrandeceu a sensação já trazida pelo cinema e pelos filmes de qualidade exibidos. Todos adoraram!


Quando as luzes se apagaram no fim do último filme da mostra nacional, Diego Akel retornou à frente do cinema. Chegara a hora do sorteio. Os flipbooks do projeto Memória da Animação Cearense. O público, que havia assinado uma listinha de presença à entrada do cinema, aguardava ansioso. Akel e a equipe do evento fizeram o que talvez ninguém esperasse: arrancaram a tensão geral ao anunciarem que todos os que estavam presentes seriam contemplados com os flipbooks. Por um breve mas notável instante, gritos e exclamações de satisfação ecoaram na sala do cinema. A alegria está estampada no rosto de todos. Akel sorri, enquanto os assistentes de produção distribuem os flipbooks de cadeira em cadeira.





Contudo, tivemos mesmo um sorteio, mas de camisetas do evento! Algumas pessoas da produção sortearam números, referentes à listinha de frequência, e cinco camisas foram sorteadas. Parabéns aos ganhadores!



O evento é então encerrado com o coordenador agradecendo a todos da equipe de produção, aos que apoiaram firmemente e tornaram a III Semana da Animação possível, e principalmente ao público que ali estava. Akel ainda comentou que a IV Semana já está sendo planejada. Uma grande salva de palmas selou este momento.

Tivemos ainda um breve momento de descontração, após a sessão, no saguão principal da Casa Amarela, onde todos comentavam sobre os filmes, relembravam os dias anteriores ou simplesmente conversavam, ainda regados com pipoca e até algodão doce!







Texto de Denis Akel.
Imagens de Diego e Denis Akel.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Terceiro dia – Seminário e Mostra Cubana



Amigos! A III Semana da Animação continua a todo o vapor! Nesta quinta-feira tivemos o seminário A Abstração e o Experimental no 3D digital, com a presença do realizador e motion designer Dimitri Bastos. Um público diverso e empolgado lotou a sala de projeção do NUCA.









Dimitri - que trouxe toda a sua bagagem de referências e inspirações - abriu as mentes dos estudantes de animação, profissionais e entusiastas presentes ao desmistificar as ditas fronteiras entre trabalho pessoal x trabalho comercial, mostrando exemplos de materiais que, embora encomendados, conseguem ser extremamente autorais e livres. Não bastasse isso, Dimitri ainda explicou tecnicamente inúmeras das possibilidades de animação digital que foram assistidas, mostrando que os limites da criação encontram-se apenas na cabeça de quem realiza.

Ainda no período da tarde, Diego Akel, coordenador da Semana, concedeu uma entrevista ao vivo, diretamente dos estúdios da TV União, ao programa Clube Pop. A apresentadora, a simpática Amanda Estanislau, perguntou a ele sobre o evento, onde acontecia, a programação, o que ainda estava por vir etc. Diego mostrou ainda trechos do vídeo demonstrativo dos flipbooks, do projeto Memória da Animação Cearense, que esteve em destaque na abertura da III Semana. Também foram exibidos trechos dos curtas cubanos. Diego ressaltou a importância desse material, e relembrou a mostra ANIMAGE, que também fez parte da programação desse ano. Ao final, o coordenador convidou a todos para virem conferir o que a III Semana ainda reservava, em especial amanhã, dia 28, onde acontecerá a mostra DIA 2011.



Já à noite, às 19h, a mostra Heróis da Resistência, com conceituados e clássicos curtas animados cubanos, invadiu o cinema da Casa Amarela! Durante uma hora o público pôde se deliciar com pérolas como o Quinoscópio, trabalho dos anos 80, realizado em uma parceria do cartunista Quino com o diretor cubano Juan Padrón. Vários outros trabalhos, da série Filminuto, também chamaram a atenção, com suas composições simplificadas, mas extremamente carismáticas e com excelente finalização, mostrando que não se precisa de muita para se obter bons resultados. Sobretudo, é preciso haver uma boa ideia. A Mostra da noite foi finalizada com dois curtas da mostra ANIMAGE, que por problemas técnicos não foram exibidos ontem. Os filmes impressionaram o público, em todos os aspectos.


Quinoscópio: o traço inconfundível de Quino faz esta série de curtas ter uma aura única. É quase como assistir a uma história em quadrinhos animada! O humor seco, irônico, sagaz, inteligente, está no ponto certo, preciso. Todo o material é do final dos anos 80, mas preserva até hoje sua graça, sua força, sua capacidade de nos fazer rir de nós mesmos, pois os personagens de Quino são, sobretudo, humanos.



The External World: um filme que dividiu opiniões. Muito forte em quase sua totalidade, procurou quebrar conceitos, criando realmente um novo mundo, um mundo onde não há qualquer limite. Era impossível prever o que aconteceria na cena seguinte. Muitos dos que viram, concordam que a cena do gato foi a melhor.

E amanhã (28), teremos o último dia da III Semana! Às 15h, temos a imperdível oficina de Light Painting, com Clayton Bochecha, e às 19:30, a mostra oficial do DIA 2011, que marca o encerramento de nossso evento. Teremos ainda um sorteio, não deixem de aparecer!

Fotos de Diego e Denis Akel.
Texto de Diego e Denis Akel.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Segundo dia - Flipbooks e Mostra ANIMAGE


Em seu segundo dia, a III Semana da Animação abriu espaço para os flipbooks, os famosos bloquinhos nos quais se fazem desenhos progressivos, e depois passam-se as folhas com a mão. O movimento contínuo das páginas, somado à evolução colocada nos desenhos, criam a ideia da animação. É um dos métodos mais tradicionais de se animar, sobretudo pela sua simplicidade, dispensando computadores e outros aparatos eletrônicos.



A Arte dos Flipbooks, oficina ministrada por Josimário Façanha, com suporte de Telmo Carvalho, reuniu interessados nesta técnica, hoje às 15h na Casa Amarela. Todos aprenderam os fundamentos, e já se puseram a praticá-los. Foi uma tarde, literalmente, bastante animada, e com resultados muito interessantes, com os flipbooks prontos.



Na parte da noite, às 19h,  Diego Akel e Telmo Carvallho, coordenadores da Semana, abriram a tão esperada mostra ANIMAGE, uma seleção de curtas premiados, que foram exibidos no III ANIMAGE, festival pernambucano de animação, e foram especialmente enviados por eles apenas para essa exibição. Um material de altíssimo nível, que impressionou e cativou o público presente.

Para quem não pôde ir, seguem comentários sobre alguns dos filmes exibidos:



Cul-de-bouteille: um garotinho, atormentado por ter de usar óculos exagerados. Sem os óculos, no entanto, ele enxerga outra realidade, uma realidade obscura, torpe, mas quem sabe essa não é a verdadeira realidade? Um trabalho que nos faz refletir, principalmente por ser focado na ótica de uma criança, o que o expande livremente, até onde sua imaginação pode alcançar. Técnica 2D, dispensando cores, e assim realçando ainda mais essas sensações.



Viagem a Cabo Verde: cansada de sua rotina diária, uma pessoa se aventura em uma viagem, simplesmente para fugir um pouco do caos desmedido que a vida de hoje nos impõe. Vai parar no Cabo Verde, onde redescobre a si mesmo. Inspirado em viagem que de fato foi realizada pelo diretor, José Miguel Ribeiro. Desenho sobre papel, de maneira simples, mas densa em muitos pontos, com cores e traços e também texturas chamativas e agradáveis.



Romance: como definir este curta? Para este, o melhor a fazer é sentir, fazer parte, deixar-se contagiar. Sem dúvida um dos melhores trabalhos da seleção! A começar pela técnica, pintura sobre acetato, que por si só já a engrandece. Planos ousados e incríveis transições, que brincam com nossas sensações, nos conduzindo a realidades inimagináveis. Soma-se a tudo isto um incrível dueto de piano e violino e temos um verdadeiro deleite visual (e musical!).

Ao final do dia, o público presente, bastante interessado, conversou com os organizadores, expondo suas impressões e comentários dos filmes exibidos. Obrigado a todos os que se dispuseram a nos prestigiar!

E amanhã tem mais III Semana da Animação! Às 15h tem seminário, com o tema A Abstração e o Experimental no 3D Digital, e às 19h é a vez da Mostra Hérois da Resistência, com filmes escolhidos a partir de um acervo de obras raras da animação cubana. Tudo isso na Casa Amarela Eusélio Oliveira, aqui em Fortaleza, totalmente gratuito! Não deixe de aparecer!



terça-feira, 25 de outubro de 2011

Abertura!



Começamos hoje a terceira edição da Semana da Animação! A abertura do evento movimentou a noite do NUCA – Núcleo de Cinema de Animação Casa Amarela Eusélio Oliveira, que recebeu um público interessado e curioso com programação que estava por vir.

Marcando o início desta edição, tivemos o lançamento do curta cearense Fátima. Jeferson Hamaguchi, diretor do curta, é convidado ao palco por Diego Akel. O realizador falou um pouco do processo de criação de seu filme, desde a concepção à finalização. A seguir, Fátima foi exibido.



Em um segundo momento, a realizadora Júlia Manta apresentou o projeto Mémoria da Animação Cearense, que visa registrar algumas das produções mais significativas da história do cinema de animação local na forma de flipbooks. Os filmes Sopro do Mar, Na Pele, Linhas e Espirais, Campo Branco, Guerra dos Bárbaros, Vida Maria e Nino e Nina foram exibidos. Após, o público assistiu a uma breve introdução em vídeo que mostrou os flipbooks já finalizados. O material, ainda em pequena tiragem, será distribuído a entidades e profissionais referência do Brasil e do mundo.



Saindo da sala de cinema, ao fim das exibições, houve um momento de confraternização, no qual todos discutiram as impressões dos curtas, expectativas dos próximos dias da Semana e futuros projetos. Para trazer comodidade e intensificar o clima, um pipoqueiro foi trazido especialmente para toda a duração da abertura, garantido a todos pipocas para acompanhar as sessões!



E nesta quarta, teremos a oficina A arte dos Flipbooks às 15h e às 19h a Mostra ANIMAGE, com uma vasta seleção de curtas animados premiados, uma parceria do festival ANIMAGE com a III Semana da Animação! Ah, para quem ainda não sabe, toda a programação acontece no NUCA, e é inteiramente gratuita. Confira tudo o que ainda está por vir na aba programação aqui do blog!

Fotos: Denis Akel