sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Terceiro dia – Seminário e Mostra Cubana



Amigos! A III Semana da Animação continua a todo o vapor! Nesta quinta-feira tivemos o seminário A Abstração e o Experimental no 3D digital, com a presença do realizador e motion designer Dimitri Bastos. Um público diverso e empolgado lotou a sala de projeção do NUCA.









Dimitri - que trouxe toda a sua bagagem de referências e inspirações - abriu as mentes dos estudantes de animação, profissionais e entusiastas presentes ao desmistificar as ditas fronteiras entre trabalho pessoal x trabalho comercial, mostrando exemplos de materiais que, embora encomendados, conseguem ser extremamente autorais e livres. Não bastasse isso, Dimitri ainda explicou tecnicamente inúmeras das possibilidades de animação digital que foram assistidas, mostrando que os limites da criação encontram-se apenas na cabeça de quem realiza.

Ainda no período da tarde, Diego Akel, coordenador da Semana, concedeu uma entrevista ao vivo, diretamente dos estúdios da TV União, ao programa Clube Pop. A apresentadora, a simpática Amanda Estanislau, perguntou a ele sobre o evento, onde acontecia, a programação, o que ainda estava por vir etc. Diego mostrou ainda trechos do vídeo demonstrativo dos flipbooks, do projeto Memória da Animação Cearense, que esteve em destaque na abertura da III Semana. Também foram exibidos trechos dos curtas cubanos. Diego ressaltou a importância desse material, e relembrou a mostra ANIMAGE, que também fez parte da programação desse ano. Ao final, o coordenador convidou a todos para virem conferir o que a III Semana ainda reservava, em especial amanhã, dia 28, onde acontecerá a mostra DIA 2011.



Já à noite, às 19h, a mostra Heróis da Resistência, com conceituados e clássicos curtas animados cubanos, invadiu o cinema da Casa Amarela! Durante uma hora o público pôde se deliciar com pérolas como o Quinoscópio, trabalho dos anos 80, realizado em uma parceria do cartunista Quino com o diretor cubano Juan Padrón. Vários outros trabalhos, da série Filminuto, também chamaram a atenção, com suas composições simplificadas, mas extremamente carismáticas e com excelente finalização, mostrando que não se precisa de muita para se obter bons resultados. Sobretudo, é preciso haver uma boa ideia. A Mostra da noite foi finalizada com dois curtas da mostra ANIMAGE, que por problemas técnicos não foram exibidos ontem. Os filmes impressionaram o público, em todos os aspectos.


Quinoscópio: o traço inconfundível de Quino faz esta série de curtas ter uma aura única. É quase como assistir a uma história em quadrinhos animada! O humor seco, irônico, sagaz, inteligente, está no ponto certo, preciso. Todo o material é do final dos anos 80, mas preserva até hoje sua graça, sua força, sua capacidade de nos fazer rir de nós mesmos, pois os personagens de Quino são, sobretudo, humanos.



The External World: um filme que dividiu opiniões. Muito forte em quase sua totalidade, procurou quebrar conceitos, criando realmente um novo mundo, um mundo onde não há qualquer limite. Era impossível prever o que aconteceria na cena seguinte. Muitos dos que viram, concordam que a cena do gato foi a melhor.

E amanhã (28), teremos o último dia da III Semana! Às 15h, temos a imperdível oficina de Light Painting, com Clayton Bochecha, e às 19:30, a mostra oficial do DIA 2011, que marca o encerramento de nossso evento. Teremos ainda um sorteio, não deixem de aparecer!

Fotos de Diego e Denis Akel.
Texto de Diego e Denis Akel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo para comentar sobre a II Semana da animação! :D