____________
![]() |
Foto de Sávio Leite |
Talvez seja apenas uma tentativa de conectar lugares espalhados em um espaço geográfico, algo como uma península Sul dos Alpes, onde acontecerá de gastarmos o nosso precioso tempo, tentando descobrir o que pode ser alcançado. O resultado é esta antologia fascinante.
Autores / animadores italianos, apenas ocasionalmente reconhecidos ou premiados, compartilham uma condição de "arte voluntária", em uma completa falta de apoio do Estado, bem como a promoção da produção independente, e meios de distribuição. Quase nunca ligados um ao outro, eles gostam de um certo grau de auto-suficiência, certamente não uma escolha de isolamento, e com grande esforço o seu trabalho é distribuído entre os festivais internacionais. Uma grande circulação só é possível via Web, pelo efeito viral da Internet, sendo inegável, como em obras de Blu ou o Videogioco de Donato Sansone.
Durante minha turnê europeia por festivais de curtas metragens, percebi que há um interesse inesperado em animação italiana: seria só porque a tendência italiana está normalmente associada com produtos de alta qualidade em culinária, em engenharia, na moda ou no bel canto? Eu acho que essa ausência é percebida como surpreendente, e esta coleção é para ser considerada extraordinária, enquanto em outros países artistas são promovidos e distribuídos em padrões estáveis.
Minha esperança é que esta experiência possa ser repetida em breve. Descobrimos esta tendência está crescendo e que um monte de novos filmes estão apenas esperando para serem lançados.
Esses filmes são extremamente diferentes em estética, técnica e estilo, mas compartilham uma atenção semelhante quanto ao som e à música. Vincenzo Gioanola afirma que a trilha sonora é fundamental na realização de um curta metragem animado de sucesso. É verdade, no entanto, que um curta de animação parece ser uma área rica para se criar produtos audiovisuais, como as HQs. Às vezes, a trilha sonora surge antes mesmo do visual: il Galeone, a balada anarquista de Ronin, é o pressuposto para um maravilhoso stop-motion por ericailcane, adaptando-se o conteúdo emocional da música. Já em Fino, de Blu, a trilha sonora é quase narrativa, embora tenha sido composta com antecedência, e o som forneça uma fonte constante de fascinação.
Transit-city#02 Roma Astratta, Contrappassouno, J e Percorso#0008-0209 surgiram de uma estreita colaboração entre o cineasta e o compositor da música. Enquanto em Transit-city#02 Roma Astratta e Percorso#0008-0209, sons concretos e diretos prevalecem, no filme de Niba e Giacchella o baixo domina, assim como o piano no trabalho de Villoresi. Música e efeitos visuais se misturam de forma brilhante em La Piccola Russia, um grande sucesso; aqui Toccafondo trabalhou estreitamente com o compositores Nakagawa Toshio, Mr. Music Watanabe, e gentilmente criou sons e ruídos, parte do trabalho de sonorização do filme. E finalmente Michele Bernardi, em sua Senza Testa, na qual produz tanto o visual como a trilha sonora.
Agora é só manter os olhos e ouvidos bem abertos, e aproveitar o show!
Andrea Martignoni
Bologna, 5 de novembro de 2010
___________
Headless (Senza Testa)
Itália, 2009, 4:51
Direção, Roteiro, Animação: Michele Bernardi
Trilha sonora: Michele Bernardi
Composição: Michele Bernardi
Produção: independente
The Argosy (Il Galeone)
Itália, 2005, 4:25
Direção, Animação: ericailcane
Música: Ronin
The Number of the Beasts (Il numero delle bestie )
Itália, 2009, 4:55
Direção, Animação: ericailcane
Música: Carlomargot, Ronin
Here is….now (ecco ….è ora)
Itália, 2004, 3:35
Direção, Animação: Magda Guidi
Música: Aerodynamics
Som: C.Steevehostin
Produção, Distribuição: I SA Urbino
Route #0008-0209 (Percorso #0008-0209)
Itália, 2009, 5:35
Direção, Animação: Igor Imhoff
Som, Música: Igor Imhoff
Marco
Itália, 2005, 5:35
Direção, Roteiro, Animação: Ignazio Morello, aka GNZ
Narração: Lindo Nudo
Animação Especial, Som: Dario Della Rossa
Música: Giuseppe Scalpelli
Som Especial: Fabrizio Scrivano, Giuseppe Scalpelli
Som Técnico: Paolo Scarpino, Giuseppe Scalpelli, Dario Della Rossa
The Play of Silence (Il gioco del silenzio)
Itália, 2009, 5:00
Direção, Animação, Edição: Virginia Mori
Música: Lorenzo Colocci, Francesco Colocci
Produção: independent
Distribuição: Sassopasso
Contrappassouno
Itália, 2006, 7:05
Direção, Edição, Fotografia: Matteo Giacchella
Diretor Assistente, Cenografia: Massimo ‘Niba’ Barbini
Operador: Gastone Clementi
Animação: Massimo ‘Niba’ Barbini, Gastone Clementi
Composição, Visual FX: Mattia Pasquini
Música, Efeitos Sonoros: Eolo Taffi
Apoio Técnico: Mauro Baleani, Alessio Barbini, Stefano Stefanelli
Transit-city #02, Roma Astratta
Itália, 2008, 7:42
Direção: Saul Saguatti, Audrey Coïaniz
Trilha Sonora: Paola Samoggia, Andrea Martignoni
Produção: Basmati
Apoio: Università di Malta, Roma
Love Cube
Itália, 2004, 1:52
Direção, composição, animação: Donato Sansone
Animação 3D: Pietro Ciccotti
Colaboração: Centro Sperimentale di Cinematografia Dipartimento di Animazione
Videogioco: a loop experiment
Itália, 2009, 1:20
Direção, Animação: Donato Sansone
Trilha Sonora: Enrico Ascoli
Produção: Milkyeyes
The Salad of the devil (L’insalata del diavolo)
Itália, 2010, 1’
Direção, Animação: Stefano & Alice Tambellini
Trilha Sonora: "Balkan Lokomotiv", cortesia de Manolo Strimpelli Nait Orkestra
Produção: ProLoco di Borgo a Mozzano - SenZaTeStA
Little Russia (La Piccola Russia)
Itália, 2004, 16:00
Direção, Animação: Gianluigi Toccafondo
Música, Som: Nakagawa Toshio, Mr. Music Watanabe
Produção: Arte France, Fandango, Studio Nino
J
Itália, 2009, 4:10
Direção: Virgilio Villoresi
Animação: Carlo Cossignani, Virgilio Villoresi
Roteiro: Luca Ghedini
Cenografia: Vivì Ponti, Virgilio Villoresi
Trilha Sonora: Andrea Martignoni
Ator: Giacomo Fava
Distribuição: Sassopasso