quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Último dia! Mostra DIA!


O último dia da IV Semana da Animação foi marcado pela mostra do Dia Internacional da Animação, que ocorreu simultaneamente em mais de 300 cidades no Brasil e no mundo. Na noite do domingo, a OPA! Escola de Design foi palco das exibições dos filmes da mostra nacional e internacional.

Começando pontualmente às 19:00, o público presente pôde acompanhar grandes produções do cinema de animação. A mostra internacional abriu o espetáculo, com filmes de países como Bósnia e Herzegovina, Austrália e Coréia do Sul. Em seguida, foi a vez da mostra nacional encantar o público, com produções igualmente consagradas.

Mostra Internacional:



Rain: aceitação e rejeição são os focos neste curto, embora profundo filme. As diferenças existem para todos, mas a natureza, aqui representada pela chuva, nos mostra que no fundo somos todos iguais. Com técnica simples, o que mais se destaca aqui é a poesia visual, quase minimalista.



Ropper Dapper: esbanjando liberdade criativa, este curta traz uma busca desenfreada, sem qualquer controle ou limite. A figura central tem um quê quixotesco, e não vai descansar enquanto não encontrar o que procura. Com uma trilha sonora cativante, cores vibrantes e ritmos acelerados, percebemos a intensidade desta busca.



R-xyz: com uma animação leve e solta, este curta dialoga uma interessante questão entre sensibilidade inteligente e inteligência sensível, como as responsáveis pelas patologias da vida. Será que todo coração tem um cérebro e todo cérebro tem um coração? O quão um pode depender do outro?

Mostra Nacional:



Tough West: produzido em Flashum trabalho estilizado e dinâmico, onde somos apresentados a um velho oeste no qual tudo tem a ver com as decisões que são tomadas. A busca pela própria identidade, a construção de valores. O que nos define são mesmo as escolhas que fazemos.




Laurinha – Episódio "Leão": quase uma fábula animada, o curta conta de maneira agradável a história de um certo leão. Misturando várias técnicas, como 2D, recorte digital e stop motion, além da simplicidade dos traços, consegue passar um ar de inocência, bem dosada com o tango que compõe a trilha sonora.



Um lugar comum: um filme bastante sensível e tocante, focado em desencontros. Faz uso da técnica 2D digital. Sem cortes de cena, um único plano nos acompanha do início ao fim, mostrando as mudanças comuns da vida de duas pessoas, os muitos desencontros pelos quais passam, embora estejam sempre perto um do outro.



Ao final da sessão, Diego agradeceu à presença de todos. Queremos agora então fazer um agradecimento mais do que especial a todos aqueles que tornaram a IV Semana da Animação possível: Francimone Campos, por todos os esforços de produção gráfica e produção, Josimário Façanha pelo apoio sempre, Telmo Carvalho e Mariana Medina pela produção da mostra cearense e apoio e a Dirceu Ximenes, Alberto Gadanha e equipe da OPA! Escola de Design, por nos receberem com tanto carinho e confiança.
Queremos ressaltar que a Semana da Animação existe para todos aqueles que apreciam esta arte e nos deram o prazer da sua presença, força motriz para continuarmos em frente. Um obrigado especial mais uma vez a todos que se fizeram presentes. Estamos mais do que empolgados para a V Semana da Animação, já fervilhando de novas ideias e possibilidades. Até a próxima!


Texto de Denis Akel
Fotografias de Diego Akel


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo para comentar sobre a II Semana da animação! :D