terça-feira, 25 de outubro de 2011

Abertura!



Começamos hoje a terceira edição da Semana da Animação! A abertura do evento movimentou a noite do NUCA – Núcleo de Cinema de Animação Casa Amarela Eusélio Oliveira, que recebeu um público interessado e curioso com programação que estava por vir.

Marcando o início desta edição, tivemos o lançamento do curta cearense Fátima. Jeferson Hamaguchi, diretor do curta, é convidado ao palco por Diego Akel. O realizador falou um pouco do processo de criação de seu filme, desde a concepção à finalização. A seguir, Fátima foi exibido.



Em um segundo momento, a realizadora Júlia Manta apresentou o projeto Mémoria da Animação Cearense, que visa registrar algumas das produções mais significativas da história do cinema de animação local na forma de flipbooks. Os filmes Sopro do Mar, Na Pele, Linhas e Espirais, Campo Branco, Guerra dos Bárbaros, Vida Maria e Nino e Nina foram exibidos. Após, o público assistiu a uma breve introdução em vídeo que mostrou os flipbooks já finalizados. O material, ainda em pequena tiragem, será distribuído a entidades e profissionais referência do Brasil e do mundo.



Saindo da sala de cinema, ao fim das exibições, houve um momento de confraternização, no qual todos discutiram as impressões dos curtas, expectativas dos próximos dias da Semana e futuros projetos. Para trazer comodidade e intensificar o clima, um pipoqueiro foi trazido especialmente para toda a duração da abertura, garantido a todos pipocas para acompanhar as sessões!



E nesta quarta, teremos a oficina A arte dos Flipbooks às 15h e às 19h a Mostra ANIMAGE, com uma vasta seleção de curtas animados premiados, uma parceria do festival ANIMAGE com a III Semana da Animação! Ah, para quem ainda não sabe, toda a programação acontece no NUCA, e é inteiramente gratuita. Confira tudo o que ainda está por vir na aba programação aqui do blog!

Fotos: Denis Akel


3 comentários:

  1. Poxa! Por pouco, eu não estive presente na abertura. Aliás, é a terceira vez que a perco! Isso não vai se repetir em 2012! Hoje, estarei à noite na Casa Amarela. Além disso, conseguirei tirar folga na quinta à tarde e, na sexta-feira, será folga para mim o dia inteiro! Portanto, não perderei as oficinas e as mostras! :)

    ResponderExcluir
  2. Diego, vocês irão publicar a lista de todas as animações que serão exibidas na Mostra ANIMAGE?

    ResponderExcluir
  3. Tem muita coisa pela frente ainda Raphael! Com certeza várias coisas bacanas pra você aproveitar! :D

    A Mostra Animage está completa no link aqui no blog; http://semanaanimada.blogspot.com/p/convidados.html

    Abraços, até logo mais! :)

    ResponderExcluir

Seja bem vindo para comentar sobre a II Semana da animação! :D