quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Segundo dia - Flipbooks e Mostra ANIMAGE


Em seu segundo dia, a III Semana da Animação abriu espaço para os flipbooks, os famosos bloquinhos nos quais se fazem desenhos progressivos, e depois passam-se as folhas com a mão. O movimento contínuo das páginas, somado à evolução colocada nos desenhos, criam a ideia da animação. É um dos métodos mais tradicionais de se animar, sobretudo pela sua simplicidade, dispensando computadores e outros aparatos eletrônicos.



A Arte dos Flipbooks, oficina ministrada por Josimário Façanha, com suporte de Telmo Carvalho, reuniu interessados nesta técnica, hoje às 15h na Casa Amarela. Todos aprenderam os fundamentos, e já se puseram a praticá-los. Foi uma tarde, literalmente, bastante animada, e com resultados muito interessantes, com os flipbooks prontos.



Na parte da noite, às 19h,  Diego Akel e Telmo Carvallho, coordenadores da Semana, abriram a tão esperada mostra ANIMAGE, uma seleção de curtas premiados, que foram exibidos no III ANIMAGE, festival pernambucano de animação, e foram especialmente enviados por eles apenas para essa exibição. Um material de altíssimo nível, que impressionou e cativou o público presente.

Para quem não pôde ir, seguem comentários sobre alguns dos filmes exibidos:



Cul-de-bouteille: um garotinho, atormentado por ter de usar óculos exagerados. Sem os óculos, no entanto, ele enxerga outra realidade, uma realidade obscura, torpe, mas quem sabe essa não é a verdadeira realidade? Um trabalho que nos faz refletir, principalmente por ser focado na ótica de uma criança, o que o expande livremente, até onde sua imaginação pode alcançar. Técnica 2D, dispensando cores, e assim realçando ainda mais essas sensações.



Viagem a Cabo Verde: cansada de sua rotina diária, uma pessoa se aventura em uma viagem, simplesmente para fugir um pouco do caos desmedido que a vida de hoje nos impõe. Vai parar no Cabo Verde, onde redescobre a si mesmo. Inspirado em viagem que de fato foi realizada pelo diretor, José Miguel Ribeiro. Desenho sobre papel, de maneira simples, mas densa em muitos pontos, com cores e traços e também texturas chamativas e agradáveis.



Romance: como definir este curta? Para este, o melhor a fazer é sentir, fazer parte, deixar-se contagiar. Sem dúvida um dos melhores trabalhos da seleção! A começar pela técnica, pintura sobre acetato, que por si só já a engrandece. Planos ousados e incríveis transições, que brincam com nossas sensações, nos conduzindo a realidades inimagináveis. Soma-se a tudo isto um incrível dueto de piano e violino e temos um verdadeiro deleite visual (e musical!).

Ao final do dia, o público presente, bastante interessado, conversou com os organizadores, expondo suas impressões e comentários dos filmes exibidos. Obrigado a todos os que se dispuseram a nos prestigiar!

E amanhã tem mais III Semana da Animação! Às 15h tem seminário, com o tema A Abstração e o Experimental no 3D Digital, e às 19h é a vez da Mostra Hérois da Resistência, com filmes escolhidos a partir de um acervo de obras raras da animação cubana. Tudo isso na Casa Amarela Eusélio Oliveira, aqui em Fortaleza, totalmente gratuito! Não deixe de aparecer!



5 comentários:

  1. Adoraria aparecer.. mas meu curta ta quase cumprindo mandato presidencial! kkk to quase o marcio ramos tendo que fazer tudo sozinho kkk
    Ta foda! rsrs
    Mas sucesso meu caro Akel

    ResponderExcluir
  2. Hahahahaha! Sei exatamente como é Gustavo!

    Pois força no filme que na Semana de 2012 a gente exibe ele! :D

    Obrigado cara, abração!

    ResponderExcluir
  3. Muito massa mesmo Akel!!! Exibe a minha animação algum dia tb!!! Abraço e sucesso meu querido!!!

    ResponderExcluir
  4. Valeu Karlos! Aparece um dia deste pelo NUCA pra gente ver o seu trabalho! Abração!

    ResponderExcluir
  5. Muito boas as fotos e o texto! Realmente, essas obras parecem ser sensacionais. Posso falar pela última (pois foi a única que vi na íntegra), a animação "Romance", que tem tudo o que eu espero de uma animação com bela arte, um ótimo uso da câmera em constante movimento e uma trilha sonora sensacional.

    Parabéns, por esse segundo dia! Irei conferir a mostra desta quinta-feira por completo e, se possível, irei conferir a oficina na sexta à tarde, já que estarei de folga!

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo para comentar sobre a II Semana da animação! :D