sábado, 27 de outubro de 2012

Abertura da IV Semana!


Ontem iniciamos os trabalhos em mais uma edição da Semana da Animação! Já em sua quarta edição, o evento dessa vez está sendo sediado pela OPA! Escola de Design. No início da noite, às 19:30 tivemos a primeira mostra dessa temporada: a mostra cearense.

Diego Akel, coordenador da Semana, falou um pouco sobre a proposta do evento, dos filmes que ali seriam exibidos, e agradeceu a todos pela presença. Saquinhos de pipocas foram ainda distribuídos, criando toda a atmosfera de uma salinha de cinema.

O público presente foi bastante variado, entre designers, artistas, profissionais e admiradores da área de cinema de animação. Nos momentos iniciais, antes das exibições, já era notável o clima entusiasmado e contagiante por parte das pessoas, que conversavam sobre as mostras e conteúdos que ainda seriam exibidos.


Foram exibidos filmes cearenses de animação, a maioria inédita na cidade, filmes estes produzidos durante o ano de 2011 e 2012. Misturando técnicas variadas, enredos do mais tradicional ao mais experimental, bem como realizadores iniciantes e veteranos, a mostra foi um panorama do atual cenário de animação no Ceará, um reflexo de como esta arte tem estado cada vez mais em ascendente crescimento por aqui.

A mostra cearense transcorreu rapidamente, e durante cerca de 45 minutos, todos se deixaram levar por aqueles filmes tão diferentes, tão próprios e únicos, que eram projetados. No fim, Diego voltou à frente da sala, para novamente agradecer a todos, e comentar sobre o que teremos neste sábado (27), na IV Semana da Animação. Houve ainda, durante a dispersão, uma breve conversa com o público,  onde várias pessoas comentaram suas opiniões, em um clima descontraído, quase familiar, no qual se podia perceber o grande interesse das pessoas em conhecer e saber mais sobre o fascinante mundo da animação.



E é para essas pessoas que fazemos a Semana da Animação, que neste sábado está repleta de atividades. Pela manhã, às 9:00, teremos a oficina de iniciação à animação em dispositivos móveis, ministrada por Diego Akel. À tarde, 15:00, um bate-papo que reunirá alguns animadores locais em constante atividade, para falar de seus trabalhos, rotinas e referências. E para fechar o dia, acontece a exibição da Mostra Animazioni, uma fantástica coleção de curtas animados italianos conteporâneos, um banquete para os apreciadores dessa arte. A mostra é inédita no estado, e terá duas sessões distintas, às 18h e 19h. 


Filmes da Mostra Animazioni


Não deixem de aparecer! Lembrando que toda a programação da Semana da Animação é inteiramente gratuita!

Texto de Denis Akel
Imagens de Diego Akel

3 comentários:

  1. Blz Denis... Cara vi agora essa postagem com relação ao meu filme de animação, O Voo Nupcial. Cara eu não estava sabendo dessa semana de animação,não fiu nem avisado que seria exibido o meu filme. Brother, da proxima avisa primeiro, eu até poderia ter ido participar também e colaborar com alguma coisa. Enfim, acredito que a casa amarela lhe disponibilizou o curta e fico grato por estarem divulgando o meu trabalho, mas da proxima tenta avisar antes.

    ResponderExcluir
  2. Oi George tudo bem? Peço desculpas pelo ocorrido. Como eu não tinha o seu contato, mandei um e-mail ao Natal Portela avisando da exibição. Ele me disse que estava te repassando. Como ele me disse que te avisaria, eu fiz a grade com seu filme. Como, também, você havia me dado a cópia do filme para ser exibido na Semana da Animação (não sei se vc lembra, mas quando nos conhecemos, disse do evento em Fortaleza e vc me disse que poderia exibir). Enfim, acho que foi falta de comunicação. Assumo toda a responsabilidade pois fui o curador da Mostra Cearense da Semana da Animação. Mais uma vez minhas sinceras desculpas. Telmo Carvalho.

    ResponderExcluir
  3. Blz Telmo, sem problemas. Infelizmente o Natal não me repassou o e-mail, se repassou, eu não vi. Só escrevi porque queria ter participado também dessa semana da animação, pois eventos assim, pra mim, são raros e é sempre bom participar. Lhe agradeço mais uma vez por estar divulgando o trabalho de vários artistas cearenses na área da animação, você é exemplo. Se tiver qualquer evento desse tipo ai por Fortaleza manda um email pra gente divulgar aqui e poder participar também. Meu e-mail: georgepedrarara@gmail.com
    Abraço!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo para comentar sobre a II Semana da animação! :D